Porque deves apostar no treino de força

Descobre os benefícios e cuidados a ter.

Força é a base de tudo, por isso o foco em manter e/ou ganhar força deve imperar em qualquer planeamento. O treino de força deve ser uma prioridade em qualquer idade, mas sobretudo em idades mais avançadas, em que a perda de força e de massa muscular está diretamente ligada a perda de mobilidade e independência. Por consequência, maiores quedas e outros problemas que daí advém. Diferentes estudos associam mesmo o treino de força a um remédio. Para mais, um estudo publicado no  British Journal of Sports Medicine, considera mesmo que 30 minutos a 1 hora por semana de treino de força tem um alto impacto em termos de longevidade.

Mas, afinal o que é a força? Força é a capacidade que o corpo tem de resistir a uma força oposta, um peso interno ou externo, com ou sem movimento. Os benefícios do treino de força são amplos e bastante importantes e vão desde aumentar a qualidade de vida, a melhorar toda e qualquer atividade do dia-a-dia. O treino de força também tem uma ação preventiva no que toca a lesões articulares e protetora em caso de acidentes traumáticos, pois além do incremento de massa muscular, também se verifica um aumento da densidade óssea.

Como é óbvio o treino de força está ligado ao aumento de massa magra, isto é, o fator mais relevante para uma boa composição corporal. Com o aumento de massa muscular muitos outros benefícios aparecem: menor percentagem de gordura corporal, menor colesterol e menor probabilidade de diabetes, entre outros.

Cuidados a ter

Por isso mesmo, é que o treino de força tem de ser levado em conta de forma sólida e específica e não como um extra ou pré fadiga de um treino “mais importante”. Um dos princípios mais importante do treino de força é a sobrecarga e a sobrecarga progressiva. Como tal, é importante sabermos o que já fizemos, para sabermos o que vamos fazer, testar frequentemente e garantir que não fazemos demasiado, pois uma sobrecarga demasiado rápida pode não surtir as adaptações esperadas. Tudo tem um processo e a força é das adaptações físicas que mais tempo demora, por isso sem dúvida que neste caso menos é mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Name *